Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017 -
PANORAMA ECONOMICO

Pesquisa Marcas Mais Lembradas também é feita nas ruas de Itabira

Amostra deste ano terá um retrato fiel do consumidor itabirano
01/11/2017 16h51
DATAMG
Pesquisadores do DataMG percorrem a cidade no levantamento Marcas Mais Lembradas deste ano

A atividade de um pesquisador é trazer ideias inovadoras e úteis na evolução da sociedade moderna. Foi pensando nesse propósito que o DataMG Centro de Informações e Pesquisas, empresa com 15 anos de atuação no mercado, desenvolveu uma fórmula de amostragem nova que acompanha as evoluções do mercado consumidor pesquisado.

A metodologia consiste em criar uma amostra probabilística que une os dois “mundos existentes” o on-line e off-line para assim gerar um conhecimento nítido e poderoso capaz de medir a lembrança das marcas locais por parte dos entrevistados, proporcionando vantagens competitivas e inovações na gestão das empresas.

No trabalho haverá uma coleta de dados off-line, no método tradicional, face a face, com amostra domiciliar e ou em pontos de fluxo, além do método moderno, coletando os dados on-line, via redes sociais e aplicativos de mensagens. Essa coleta de dados, de ambos os métodos, terá um rigoroso controle estatístico, com checagem dos dados tanto “on” como “off”, com validação dos entrevistados e de suas respostas. Posteriormente as duas amostras serão juntadas se tornando uma única amostra completa, representativa do todo universo pesquisado, ou seja, a população de Itabira, gerando o resultado final.

Segundo dados do próprio DataMG, 65% da população local tem acesso a internet e destes 90% usam Facebook e ou WhatsApp. Nos tempos atuais as pessoas têm várias formas de se comunicar, porém a mais usual é a internet, sendo assim passam a maior parte do seu tempo utilizando aplicativos de mensagens eletrônicas ou navegando nas Redes Sociais.

Ainda sim existe uma parcela considerável de pessoas, em Itabira, que não utilizam essas ferramentas de comunicação, sendo essencialmente pessoas da terceira idade e ou de baixa renda, baixa escolaridade e alguns moradores de zona rurais. Essas pessoas só são possíveis de entrevistá-las nos meios tradicionais, ou seja, face a face. E o que será feito por equipe treinada do DataMG para executar esse trabalho.

Uma marca lembrada pelo consumidor significa sucesso na hora das vendas, já que o cliente tende a optar por quem ele lembra primeiro na hora de se decidir onde comprar. O DataMG acompanha a evolução das marcas mais lembradas do mercado itabirano há 8 anos e desenvolveu assim um índice de competitividade das empresas itabiranas contribuindo nos negócios locais.

DeFato realizará um evento comemorativo para entrega de certificado às marcas mais lembradas de Itabira no dia 13 de dezembro.

Notícias relacionadas
Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
Você pode ser o primeiro a comentar.
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Cidade
Mais
Emprego