Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014 -

Prefeito de Bom Jesus do Amparo visita DeFato

Vanderlei dos Santos Ribeiro revela entusiasmo para governar a terra natal, mesmo com dificuldades; diz que integração regional é objetivo conjunto de todos os prefeitos empossados na região em 1º de janeiro
20/01/2009 15h08
José Sana
Vanderlei dos Santos Ribeiro esteve na redação de DeFato nessa segunda-feira
 

O prefeito de Bom Jesus do Amparo, Vanderlei dos Santos Ribeiro (DEM), visitou DeFato na tarde desta segunda-feira, 19 de janeiro. O novo chefe do executivo bom-jesuense estava acompanhado de seu secretário de Governo, jornalista Eduardo Motta, e foi recebido pelos editores de DeFato e DeFato Online, José Sana e José Sana Júnior. Os visitantes falaram também com funcionários da revista e do site.
 
A visita de cortesia teve como objetivo não só conhecer a revista e o site, como também mostrar que a administração da cidade vizinha pretende ser aberta à informação. Já em seu discurso de posse, Vanderlei afirmou que o propósito de comandar uma “administração transparente”. Filiada à Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), a cidade irá continuar a sua filosofia de busca de resultados para a região. Ribeiro acredita no desenvolvimento regional como forma de crescimento e desenvolvimento.
 
Com o seu orçamento anual girando em torno de R$ 8,5 milhões, a nova administração pretende impor uma busca mais arrojada de recursos federais e estaduais. Os elos de ligação do município com o Estado e a Federação são os deputados Ronaldo Magalhães (PSDB) e José Santana (PR). “Não temos nem um convênio com o governo federal em andamento”, afirmou o secretário Eduardo Motta.
 
Outra preocupação do governo municipal bom-jesuense, segundo a equipe de Vanderlei Ribeiro, é com as condições de governar. “Continuamos aguardando a prestação de contas do governo anterior; enquanto não for apresentada, não teremos uma visão administrativa ampla do município”, disse Vanderlei. No dia da posse, em seu discurso, o ex-prefeito Marcos Bicalho prometeu entregar o balancete final no dia 5 de janeiro. Eduardo Motta garantiu que ainda não foi entregue.
 
DeFato tentou falar com Marcos Bicalho ou algum de seus ex-assessores mas não conseguiu. Repórteres da mídia nacional estavam na cidade procurando exatamente por ex-assessores do governo passado (2005-2008). A situação do município será divulgada pela Rede Globo no noticiário MG TV 2ª Edição desta terça-feira, 20 de janeiro.

 
Nota da Editoria — Há momentos nos quais a imprensa precisa tomar a sua posição e esses instantes são exatamente quando dois extremos, de quaisquer setores, mesmo da política, se digladiam. Não importam suas rixas, são questões secundárias. Essas acabam requerendo o desnudamento de falsidades que sejam eventuais ou não. Por respeito a pessoas sérias de forma ampla a uma comunidade, somos obrigados a dizer, de antemão, que tentativas de amedrontamento não conseguem deter quem tem sede e fome de verdade e verdades.
 
Assim, em primeiro lugar, vale dizer que inúmeros e-mails falsos chegaram a DeFato Online, de cidadãos da vizinha e simpática cidade de Bom Jesus do Amparo. Acusatórios, caluniosos e, acima de tudo, imaginosos eram todos. Nada havia sido publicado que os requeresse, mas acusações choviam torrencialmente e se referiam a suposições infundadas. Continuam os mesmos sintomas de ódio e desespero, agora mais claros e, por causa disso, os liberamos para o conhecimento do leitor e internauta. Todos os comentários tiveram respostas, não foram publicados aqueles ofensivos porque a nada se referiam. Partiram da covardia de alguns, ou do medo. Agora, pelo menos se mostram algumas caras, mas nem assim se procede com a educação de que quem poderia basear-se  no ditado “quem não deve, não teme”.
 
Desses novos comentários, mais incisivos, embora imprudentes e rancorosos, percebe-se claramente o atropelo da ética, da boa educação, da segurança e, repetindo, parece não partir de quem detém a verdade. Quem a esta tem o domínio, com certeza pode aguardar calmamente que ela se apresentará sem retoques e sem sofismas.
 
Para o caso em discussão, basta que se reafirme a neutralidade e a coragem para encarar toda e qualquer situação e basta que se diga: de onde os autores dos textos tiraram tamanhas acusações? O que diz o texto que os gerou?  Ao cidadão que lê a matéria da DeFato Online  e, em seguida. sente o comentário recheado de ódio, percebe que por trás de tanta fumaça há fogo. E não queremos, se não for possível apagar, pelo menos fazer a fogueira se tornar mais ardente. Seria o relacionamento que se primou de há muito entre certos personagens, atores indignos de uma cidade pacata e séria? O julgamento fica a critério de quem aprecia a liberdade de expressão. Devemos nos incluir entre esses, porque dela se originou a interatividade revolucionária em que se transformou esse meio de comunicação, a DeFato Online.
 
O que se publicou no texto que aí está? Incitou alguma reclamação incorreta? Por que a parte que agora ataca não recorreu à Justiça quando se mostra dela a imensidão de tanta ofensa recebida? Que as contas não foram entregues na data prometida? Algum crime se cometeu em não entregar esses papéis, ou em acusar o não cumprimento da promessa, ou em divulgar o que foi dito? Alguma ofensa às leis em citar a informação de terceiros? Desde a chegada de informações, releases seguidos, tem-se como certa a necessidade de se ouvir o outro lado, o princípio intocável da ética jornalística. Tentamos, sim, falar com ex-assessores, inclusive com a vereadora Inez Santos. As respostas davam conta de que estava viajando ao litoral e que só retornaria no final do mês. E não foram publicadas acusações. Nada. A reação da ala perdedora da eleição parece mais uma forma prematura de desabafo. E por motivos que nada dizem respeito ao trabalho da DeFato Online.
 
Fica aqui uma proposta: DeFato irá utilizar as fontes citadas pelos informantes, autores dos comentários; as versões futuras ainda serão colocadas à disposição do povo bom-jesuense. Aliás, este povo não merece que se travem discussões apenas, que sejam inconsistentes, sem fundamentos e mentirosas. Por isso levaremos adiante a empreitada de chegar a todas as buscas que se fizerem necessárias.
 
E fica aqui, mais uma vez, clara e declarada,  a certeza de que a imprensa precisa da verdade, divulgá-la mesmo que não consiga obter respostas imediatas. Foi na divulgação simples de um texto jornalístico sem objetivos de ofensas que, finalmente, apareceram alguns personagens.
 
Que cada testemunha se responsabilize pelo que diz e dirá. A nós só interessa a verdade, reafirmamos mais uma vez, condenando o ataque inexplicável, a exasperação imprudente, o ódio desnecessário, o rancor que vem de alguma razão que nós, da imprensa e do meio em que militamos, abominamos de antemão.
 
Se for para enfrentar as armas que nos erguem, que as abaixem imediatamente, pois não nos interessa participar de brigas que não geramos, sequer, em momento algum, delas havíamos tomado conhecimento.
 
 A Editoria

Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
18/10/2010 - 17h00
J. JÚNIOR
JOAO MONLEVADE
INTERESSANTE O DESESPERO DOS APANIGUADOS DO EX-PREFEITO MARCOS BICALHO. A PREFEITURA FOI ENTREGUE AO PREFEITO WANDERLEI EM SITUAÇÃO DE TOTAL DEPREDAÇÃO TECNICA (NÃO HAVIA SEQUER UM PRONTUÁRIO MÉDICO A DISPOSIÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE - NEM FISICO NEM ARQUIVADO NOS COMPUTADORES - FORAM TODOS DELETADOS). QUANDO OS DESESPERADOS AJUIZARAM MAIS DE VINTE AÇÕES CONTRA A CAMPANHA DE WANDERLEI, ELE FOI ORIENTADO A TOMAR PROVIDENCIAS CONTRA OS DESMANDOS DEIXADOS POR MARCOS BICALHO, MAS, PREFERIU O BOM SENSO PARA GOVERNAR PARA O POVO. ENTRETANTO, FOI CASSADO IMPIEDOSAMENTE SEM SEQUER TER CHANCE DE SE DEFENDER, COMO REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL. MAS, REPORTANDO AOS DESESPERADOS APANIGUADOS DE MARCOS BICALHO, A JUSTIÇA DIVINA É PROVIDENCIAL, E TAMBÉM A DOS HOMENS. DOS VINTE E UM PROCESSOS CONTRA WANDERLEI, RESTARAM APENAS DOIS AINDA EM TRÂMITE, QUE NÃO FORAM A JULGAMENTO EM VIRTUDE DA ELEIÇÃO GERAL DO ANO CORRENTE, SENDO QUE OS OUTROS DEZENOVE FORAM DECIDIDOS A FAVOR DO EX-PREFEITO WANDERLEI. PORTANTO, EM SEDE DE JUSTIÇA, OS OUTROS DOIS PROCESSOS TAMBÉM SERÃO DECIDIDOS EM FAVOR DO EX-PREFEITO, UMA VEZ QUE FORAM DEFERIDOS A FAVOR EM PRIMEIRA E SEGUNDA INSTÂNCIAS, TENDO OS DESESPERADOS RECORRIDO À CORTE SUPERIOR. J.JÚNIOR JOÃO MONLEVADE - OUTUBRO/2010
0 0
16/11/2009 - 17h12
Márcia Nepomuceno
Bom Jesus do Amparo
A "Verdade e Honestidade em primeiro lugar", slogan da campanha do prefeito cassado,ficou provada a inverdade com a vitória do Pedrada. Pedrada neles.
0 0
16/11/2009 - 15h02
Camila
Bom Jesus do Amparo
Nada como um dia após o outro! Como disse em janeiro, aqui se faz, aqui se paga!!!
0 0
03/02/2009 - 14h39
bonjesuense
bom jesus do amparo
Tenho lido as noticias sobre Bom Jesus do Amparo. Quantas injustiças e mentiras faladas do Ex prefeito Marcos Bicalho. Mas a justiça Divina é maoir.
0 0
27/01/2009 - 21h48
Bomjesuense
Bom Jesus do Amparo
Fica aqui o meu manifesto de decepção com a DEFATO por se dizer uma revista tão séria e ser capaz de se render a comentários sem fundamentos e de extrema falta de respeito com o ex prefeito de Bom Jesus do Amparo.
0 0
23/01/2009 - 09h16
ricardo
bh
PARABENS A DEFATO POR SAIR PRIMEIRO NA DIVULGACAO SOBRE BOM JESUS
0 0
22/01/2009 - 21h20
Camila
Belo Horizonte
A verdade virá à tona e os denunciantes terão de pagar pelas falsas acusações. Aqui se faz, aqui se paga. Acredito na justiça divina. E no TRE também!
0 0
22/01/2009 - 20h20
Camila
Belo Horizonte
Aqui se faz, aqui se paga. Nada como a justiça divina!
0 0
22/01/2009 - 19h45
Bode
Bom Jesus do Amparo
REDE GLOOOBO, PLIM!!
0 0
22/01/2009 - 19h43
Eduardo César Motta Dias
Bom Jesus do Amparo
Parabéns a Defato por se antecipar à ética e a verdade da Globo Minas.
0 0
22/01/2009 - 17h55
Clarice Bicalho
Bom Jesus do Amparo
"Mais uma vez, clara e declarada, a certeza de que a imprensa precisa da verdade" E é usando de um trecho da nota da editoria, que peço a vocês do Jornal, que usem sim da verdade, pois ela é soberana, mas não a verdade hipócrita, sem fundamento. Uma administração como a de Marcos Bicalho e Onofre Fidelis pautada na lisura, na probidade, sempre voltada para a população de Bom Jesus do Amparo, para o seu bem comum, será para vocês uma fonte inesgotável de verdades. Verdades sim verdadeiras.
0 0
22/01/2009 - 17h43
Daniel
Itabira
Isso é a política
0 0
22/01/2009 - 17h17
Clarice Bicalho
Bom Jesus do Amparo
0 0
22/01/2009 - 17h04
Clarice Bicalho
Bom Jesus do Amparo
0 0
22/01/2009 - 16h23
Zélia Marques
Belo Horizonte
Pior do que receber balancete atrasado é encontrar a prefeitura como o sr. Marcos encontrou: sem caneta, sem vassoura, sem enxada, com programas de computador deletados e uma dívida de R$ 3.000.000,00 com o INSS, etc, etc...me corrigem se eu estiver errada... Sr. Vanderlei, governe apenas com sua sabedoria e seu coração, jamais caia no conto do Chapeuzinho Vermelho...
0 0
21/01/2009 - 21h08
Kaita Bicalho
Bom Jesus do Amparo
Quem precisa de prestar contas é o atual prefeito que teve sua prestação de contas de campanha rejeitada pela justiça eleitoral da Comarca de Barão de Cocais , fato conhecido por toda população da cidade.
0 0
21/01/2009 - 18h31
Mercês Corrêa Neves
Belo Horizonte
Uai, pelo amor de Deus, essas mulheres estão piradas. A tal de Renata Fonseca mete o pau e a tal de Julia Bicalho, depois de encher os comentários de protestos dá os parabens a vocês da DeFato? Este mundo é mesmo dos irresponsáveis que não sabem o que querem.
0 0
21/01/2009 - 14h58
Julia Bicalho
Bom Jesus do Amparo
Parabéns a De Fato on Line pelo pronto atendimento e pela busca do contradiório. Que as as versões futuras possam ser colocadas à disposição do povo bom-jesuense em prol da Paz e do Bem. Obrigada
0 0
21/01/2009 - 13h54
Renata Fonseca
Bom Jesus Do Amparo
Venho através desse comentário revelar minha decepção em relação a uma revista que se diz digna de edoneidade e ética.... O ex- prefeito, vice e assessores estão todos a disposição para qualquer esclarecimento em relação a admintração passada... a verdade sempre aparece, oS jornalistas da rede Globo devem ter chegado a estas, prova disto é a não execução da reportagem.....
0 0
21/01/2009 - 13h37
Eduardo César Motta Dias
Bom Jesus do Amparo
Para a informação da filha do ex-prefeito Marcos Bicalho, derrotado nas últimas eleições senhorita Júlia Bicalho, o balancete de dezembro só foi entregue no final da tarde do dia 20/01. Quanto ao desreipeito e despreparo creio não ser real pois sou jornalista há 11 anos e seis meses e já trabalhei em vários jornais diários, continuando sempre, com as portas abertas nestes veículos de comunicação. No mais é aguardar a visita de um oficial de justiça, já que suas acusações são passíveis de um processo judicial. Saudações petistas!!!!
0 0
21/01/2009 - 12h21
Camila do Carmo
Belo Horizonte
Uai, fiquei esperando a matéria no MGTV... De fato, veículos com credibilidade não caem na conversa de quem não tem ética e responsabilidade.
0 0
20/01/2009 - 23h40
Julia Bicalho
Bom Jesus do Amparo
O Sr. José Sana esteve na posse, cumprimentou o ex prefeito Marcos Bicalho, ouviu sua fala, após a qual foi entregue ao presidente da Câmara e ao Sr. Vanderlei planilha contendo os índices de aplicações de recursos e os saldos de cada conta, totalizando mais de R$170.000,00 em conta. O SR. José Sana, também, ouviu os motivos de atraso da contabilidade onde o ex prefeito pediu licença para voltar à Prefeitura para assinar o balancete.O mesmo já estava a disposição do Sr. Vanderlei Ribeiro desde a semana passada, e foi devidamente assinado. Oportunamente, agradeço às duas profissionais da contabilidade, Marilene e Ângela, péla presteza e eficiência na elaboração da prestação de contas. Caso ainda haja algum interesse dessa revista e site de primar pela verdade e pela ética, colocamos à disposição alguns endereços e telefones nos quais o ex prefeito Marcos Bicalho e seus assessores poderão ser facilmente contactados para agendamento de encontros, entrevistas, e outros esclarecimentos que se fizerem necessários: - Praça Cardeal, 246, Centro - Av. Cel João da Motta Ribeiro, 475, Centro. - Praça Cardeal Motta, 366, Centro. - Recanto das Flores, Sítio Santa Fé, Bairro São Francisco de Assis. - Telefones: 9795-0588 3833-1208 3833-1112 3833-1214 3833-1219 3426-4356 8513-0926
0 0
20/01/2009 - 23h21
Julia Bicalho
Bom Jesus do Amparo
Inverídica a informação de que a DeFato tentou falar com Marcos Bicalho ou algum de seus ex-assessores mas não conseguiram. E ademais, os reporteres da mídia nacional que estavam na cidade não só entrevistaram os ex-assessores do governo passado (2005-2008), como a vereadora Inez Santos, o vereador Badaró, o ex prefeito Marcos Bicalho, o vice prefeito Onofre Fidelis.
0 0
20/01/2009 - 23h09
Julia Bicalho
Bom Jesus do Amparo
Prezados Senhores José Sana e José Sana Júnior Caso ainda haja algum interesse dessa revista e site de primar pela verdade e pela ética, colocamos à disposição alguns endereços e telefones nos quais o ex prefeito Marcos Bicalho e seus assessores poderão ser facilmente contactados para agendamento de encontros, entrevistas, e outros esclarecimentos que se fizerem necessários: - Praça Cardeal, 246, Centro - Av. Cel João da Motta Ribeiro, 475, Centro. - Recanto das Flores, Sítio Santa Fé, Bairro São Francisco de Assis. - Telefones: 9795-0588 3833-1208 3833-1112 3833-1214
0 0
20/01/2009 - 22h55
Julia Bicalho
Bom Jesus do Amparo
Prezados Senhores José Sana e José Sana Júnior Informamo-lhes que a Rede Globo, como imprensa idônea e de grande credibilidade não teve o displante de divulgar informações tão inverídicas e caluniosas, como as que os senhores o fazem. A prestação de contas já está a disposição da atual administração do município, e se o Assessor de Comunicação não tomou conhecimento deve ser por despreparo e desrespeito com a ética e a verdade, como lhe é peculiar. E tanto o ex prefeito, quanto seus assessores políticos e jurídicos podem ser facilmente encontrados por e-mail, telefones comercial, residencial e celular, quanto pessoalmente em toda municipalidade de Bom Jesus do Amparo. E se não os encontraram, foi por que, a De Fato On Line, mais um vez faltou com a verdade para com os eleitores, porque na realidade nenhuma pessoal da adminitração passada foi sequer procurada.
0 0
20/01/2009 - 22h31
Joaquim Nestor
Bom Jesus do Amparo
Inacreditavel, um site com tamanha credibilidade na regiao, divulgar uma reportagem sem procedencia como essa, prova disso que a rede globo não exibiu a reportagem. Tanto o atual prefeito, como o acessor sitado na reportagem, sao pessoas sem credibilidade, falsas, portanto nao merecem espaco em lugar algum... Fica aqui minha decepcao e manifesto contra a DEFATO.
0 0
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Política
Mais
Emprego